Black Dancer

Black_DancerJá me mudei, mas a minha nova mesa para o computador ainda não chegou… então, estou postando daqui do trabalho. Hoje consegui a proeza de chegar cedo, então tenho tempo para escrever algo e acalmar um pouco o senso de linearidade.

Esta aqui já tem meses de feita, ou até um ano mesmo… eu e minha mania de nunca datar nada.

Apesar de saber dançar tanto quanto um cabo de vassoura, gosto de ver dançarinas em ação, principalmente aquelas da dança do ventre tribal; ademais, esta imagem me chamou a atenção, acho que eu a tinha em mente ao desenhar.

Também me dei conta de que quase não desenho gente negra, o que me parece um grande contra-senso, visto a minha própria origem (que, como diz uma tia minha, tem “um pé na senzala”). Acho que durante a maior parte da minha vida associei beleza a outras raças que não a negra; achava difícil desenhar os narizes largos, as bocas cheias, os cabelos crespos e desordenados.

Também optei por desenhar uma mulher mais ‘cheia’, com barriguinha saliente, gordurinha debaixo do braço (que eu também tenho) e carnes apertadas pelas tiras da roupa. Ao desenhar lembrei-me muito da Valéria Valenssa, a primeira e mais famosa Globeleza.

Enfim… ainda tenho que trabalhar muito para deixar este conceito de ‘beleza real’ mais convincente; não é fácil livrar-se de anos e anos de idealização. Pelo menos, acho que ela ficou simpática.😛

Leave a Reply

