Inktober #31: Beachcomber

 

catadora_sururu_stepsE conforme o prometido, dois posts no mesmo dia para acabar a pouca-vergonha desse resto de Inktober atrasado. Agora foi.

E dessa vez, a pedido do meu boss forever Rael Lyra, uma catadora de sururu, ocupação nada incomum entre pobres moradores de palafitas na minha cidade natal, Recife. Aliás, acho que a tradução beachcomber não é a mais apropriada, mas não tenho conhecimento suficiente da língua inglesa para pensar em outra palavra, então vai essa mesma.

Aliás, devo dizer que não foi muito fácil encontrar boas imagens de referência aqui; foi um tópico bastante específico, e eu queria, tanto quanto possível, deixar claro que se tratava de uma catadora de sururu do Recife, talvez até da Ilha de Deus, e não uma pescadora qualquer de um outro país tão pobre quanto.

E eu não queria idealização aqui; primeiro pensei em fazê-la uma senhora de mais idade, até que  essa imagem me fez mudar de ideia; gostei do perfi absorto da menina em sua tarefa. E ao pensar em como executaria a imagem, dei-me conta do quão difícil é a vida desses catadores, com os rios cada vez mais poluídos, os mariscos cada vez mais escassos, ameaçando constantemente sua fonte de renda.

Então tive a ideia de fazê-la assim, flutuando, como se tudo estivesse escapando de seu controle, até mesmo seu próprio corpo. E os sururus, em vez de negros, brancos e brilhantes como moedas, escapando, escorrendo de suas mãos, sem que ela possa segurá-los.

E para a lama de onde vêm os sururus, a queria com traços negros e fortes. Pensei em usar o pincel da Pentel para a imagem toda, mas acabei mudando para uma caneta 0.3 na hora de hachurar a pele, para ter um pouco mais de delicadeza. Errei a mão no centro do corpo, as dobras da roupa ficaram pretas demais, mas de resto não achei tão ruim.

E finalmente acabou isso! Agora vou dormir. -_-

Leave a Reply

