Inktober #24: Maria Moura (by Rachel de Queiroz)

maria_moura_steps

Desta vez, algo diferente e desafiador nesse meu Inktober preguiçoso. Pediram-me a protagonista do livro Memorial de Maria Moura, da escritora cearense Rachel de Queiroz.

Aqui, usei como base esta foto da atriz Gloria Pires, quando fez o papel de Maria na minissérie homônima, produzida pela Globo.

Eu li o livro há muito tempo, e gostei muito da história. Maria Moura é, como se chama no Nordeste de onde vim, uma mulher ‘virada’: ela é forte, independente e exerce grande autoridade entre os homens de sua fazenda, apesar da forte carga de machismo e preconceito da época em que a história é contada.

Por isso, quis desenhá-la de forma realista, acho que teria mais a ver com a ‘personalidade’ da personagem. Também escolhi o papel pardo porque queria testar um novo pincel comprado no fim de semana, além do lápis branco e uma caneta-gel branca também nova.

Primeiro pensei em usar o pincel para fazer todo o desenho, mas acabei deixando-o de lado para fazer as sombras no rosto de forma mais delicada. Não vou dizer que o resultado me agradou muito, porque a mão tremia o tempo todo e o pincel exige muito controle. No entanto, ele é bastante fluido, oferece bastante variação de traço, e é muito agradável de se trabalhar. Quero ver se faço mais coisas com ele depois.

Para finalizar, lápis e caneta brancos. Ainda acho que misturei muito traços espessos e finos, além de não ter sabido balanceá-los em certas áreas do rosto. Também acho que o retrato não ficou lá muito ao original – mas é como repito ad infinitum por aqui: vivendo (ou fazendo) e aprendendo.

Leave a Reply

