Inktober #6: Queen Marie-Antoinette

queen_antoinette_steps

Para variar, atrasei. Está claro que um projeto de 31 dias não ia se passar sem pelo menos três ou quatro chances disto acontecer. Ao menos estou postando (após um dia exaustivo), em vez de desabar na cama como tenho feito nos últimos dois dias. Mas serei breve.

Pediram-me, desta, vez, a rainha Maria Antonieta. Nem preciso dizer que amei a escolha, dado o meu fascnínio por desenhar figuras femininas ornamentadas, e rainhas são perfeitas para exercitar esse meu gosto. Aliás, o Rococó francês, período onde viveu a rainha, desperta-me um certo sentimento nostálgico. Lembro-me de, quando criança, ter visto um quadro na casa de uma vizinha, uma dessas reproduções de quadros famoso muito comuns nos anos 80 e 90, já meio escurecido pelo tempo. Era uma dessas aristocratas francesas, sentada num boudoir, as amplas saias espalhando-se pelo chão; tinha uma peruca grande e empoada, típica da época, e uma rosa na mão. Sou incapaz de lembrar, atualmente, qual o artista, mas aquela profusão de rendas, o acetinado dos tecidos, a cabeleira extravagante deixou-me muito impressionada.

No entanto, decidi tomar o caminho contrário aqui, frugalidade em vez de excesso. Fui dar uma olhada nas coisas do Moebius e me decidi pela linha clara, com essas hachuras quase inexistentes, pontilhadas e tracejadas em vez de preenchidas de preto. Para tanto, comprei uma boa caneta 0.05 da Staedtler. As linhas ainda saíram tremidas, devido à falta de prática, mas este foi um dos desenhos que mais apreciei ter feito. E querendo aproveitar o velho tema da rainha decapitada, decidi-me por algo simples, jogando a delicadeza do retrato com um pouquinho de surrealismo. E é isso aí.

Vou ver se no fim de semana atualizo o que falta!

Leave a Reply

