Inktober #4: Judith

judith_steps

E chega o quarto dia do Inktober. Dessa vez me pediram a Judith, do livro apócrifo homônimo.

Eu já fiz uma série de mulheres da Bíblia aqui, e apesar do livro de Judith não ser considerado canônico, busquei desenhá-la com o mesmo cuidado que as demais. Como eu queri dar fim ao meu velho moleskine (e volta o velho senso de linearidade, etc, etc), aproveitei a folha de um papel laranja texturizado que eu havia colado em uma das páginas, para cobrir alguma outra coisa que eu desenhei e não gostei, e nem lembro mais o que era. Resolvi usar esta folha, especificamente, por lembrar do maravilhoso estudo de panejamento do Mucha, e estava decidida a testar um lápis branco junto com a caneta preta.

O papel, todavia, foi surpreendentemente difícil, no começo… as ranhuras horizontais da textura devoravam o grafite, tornando o traço muito irregular, e não achei o sketch grande coisa… então fiquei pensando em como ficaria o traço a caneta, e tive uma surpresa. A textura também deixou o traço da caneta irregular, mas suavizado, tirando dele a sua característica principal de ser contínuo e em uma só cor; para mim, foi como usar um grafite um pouco mais denso. E acabei gostando.

Queria uma Judith mais realista desta vez, então busquei referências para a pose com o cesto na cabeça (mas fiquei com preguiça de procurar uma para a mão segurando a faca, então ficou ruim). Aliás, a referência às duas Judiths do Klimt é bem óbvia, principalmente nos olhos fechados do decapitado Holofernes e seu rosto mal visto na composição, totalmente dominada pela figura poderosa de sua assassina. Também lembrei da Salomé do Beardsley, aludindo à cabeça de longos cabelos cacheados de João Batista, espalhando-se para a borda do cesto. E para finalizar, a ideia de fazê-la com o cesto veio desta outra Judith do Botticelli, artista que eu não canso de amar.

Para finalizar, um pouco de lápis branco aqui e ali, não muito por medo de estragar.😛

Leave a Reply

