Greek Boy Frieze

Greek_BoyDe novo o tempo passa… etc, etc, etc… tenho tentado desenhar um pouco mais à mão, treinando perspectiva e paisagens; por isso, acho que tenho descuidado um pouco do blog. Mea culpa!

Mas arranjei um scanner decente e todos os meus problemas de postagem acabarão!!! (como diz a musiquinha, “ai se sesse!”)

Enfim, vamos ao que interessa, o desenho (ao menos interessa a mim).

Este modesto ‘friso’ remete a uma mania que eu tenho desde o colégio (e que já me prenunciava o destino sofredor de artista), que era desenhar nos cantos livres das apostilas e fichas de exercícios. Lembro-me de copiar tudo o que o professor escrevia no quadro (ainda sou do tempo da cópia, hoje em dia os alunos batem foto do quadro com o celular) e depois, para fingir que continuava copiando, baixava a cabeça e punha-me a desenhar nos cantinhos das apostilas, preenchendo todos os espaços vazios. E ainda tinha a fleuma de erguer o rosto de vez em quando e olhar o quadro, para tornar a coisa toda mais real!

Como o espaço disponível era estreito, horizontal e vertical, lembro-me de desenhar muitas pessoas deitadas ou em pé, retas como um cabo de vassoura, para ‘encaixar’como dava. Quanto ao tema ‘grego’, sempre tive grande amor pela mitologia do país, desde que li Monteiro Lobato e suas versões sobre os 12 Trabalhos de Hércules e as viagens de Emilia e companhia ao ‘século de Péricles’. Também de recordo de ter ficado impressionada com o quadro “Apolo na Forja de Vulcano“, de Velazquez, mais particularmente com o belo torso de Apolo envolvido pela túnica. E tentei reproduzir um pouco desta beleza aqui.

Quanto ao bracelete de bolinhas, que repito ad aeternam, não me lembro onde vi, mas ficou gravado na memória. É isso.

Leave a Reply

