Virgo Shaka

virgo_montagemE esta série continua saindo… mas os posts estão ficando atrasados. Hoje tive uma crise de tendinite e tive que ficar fora do computador. Mas a mania da linearidade não me deixa em paz, e eu tive que postar este step-by-step antes do dia acabar, pra não me sentir inútil. Vamos a ele.

Shaka de Virgem. Durou inexplicáveis 5 horas; foi bem rápido, comparado a outros que vêm por aí…

Nele, resolvi testar algo diferente, e fazer uma lineart bem limpa e definida. A maior consequência desta escolha foi  ter levado mais tempo que o usual para concluir este processo inicial; em compensação, a facilidade na hora de preencher com sombra e cor foi maior.

A ombreira-proteção peitoral da armadura também foi um problema; como ela é bastante lisa, eu queria dar um efeito diferenciado na hora de colocar brilho, e testei um brush com linhas paralelas bem aparentes. Não sei se ficou muito bom. =/

Outro resultado que não me pareceu bom foi a combinação sombra/cor. Fiz as sombras em um tom arroxeado, e ao juntar o amarelo do metal tive que fazer muitos ajustes como selective color e color balance. Mesmo assim, continuei incomodada; o personagem me pareceu mais uma espécie de ‘flor gigante’ do que um homem dentro de uma armadura. Acho que a ombreira-peitoral contribuiu para esta impressão, parecendo uma grande ‘pétala’. Ou talvez seja minha gestalt louca. ¬¬

Outra preocupação minha foi fazer o rosto do Shaka de maneira conveniente com a sua descrição no anime: um indiano loiro de olhos azuis! Como fazer isso sem ficar estranho?! ¬¬

Felizmente, o Google existe; e como sou o mais literal possível na hora de pesquisar, digitei ‘handsome Indian male model‘ e achei esse site – que apesar de ajudar, também me confundiu bastante. Como conciliar os traços finos de Shaka com os narizes marcantes e lábios carnudos, tipicamente indianos?

Pesquisando mais, achei a foto deste ator indiano, a qual foi bastante útil para ter melhor ideia de como desenhar o rosto. No entanto, acabei por combinar os traços indianos reais a algo mais idealizado, conforme visto nesta cabeça de Buda. Acentuei as sobrancelhas arqueadas e finas, que descem contínuas pelas linhas suaves do nariz. Deixei as narinas ‘acesas’ (traço indiano bem característico), e fiz os lábios carnudos e um tantinho femininos, além do rostinho oval e suave, com queixinho redondo. Tentei deixar os olhos expressivos, apesar de fechados; daí tê-los feito grandes e bem ciliados.

Depois disto, os cabelos – nada muito complicado, visto ter continuado com a técnica do inner glow para dar ‘contorno’, e os cabelos de Shaka serem lisos.

Ele ainda sofreu as alterações dos 5 anteriores, mas foram menores. Corrigi as cores para parecerem menos ‘flor’ e fiz pequenas alterações no rosto, além de ter deixado as backlights mais evidentes. O resultado foi este:

old_newA versão final pode ser vista no meu DA.

 

Leave a Reply

