Three Bad Reputations

3_mundane_women copy

Depois de muito, muito tempo, finalmente posto a última da série das mulheres bíblicas. Desta vez em tom azul, para variar um pouco.

Da esquerda para a direita, a samaritana do poço, Maria Madalena e Gômer.

A samaritana não tem nome; tudo o que se sabe dela é que já tivera cinco maridos e vivia com um homem com o qual não era casada. Ela foi buscar água no horário mais quente do dia (e por isso, mais vazio); provavelmente, era uma tentativa de se esquivar dos comentários e olhares reprovadores dos quais certamente era alvo. Pensei nela como uma mulher madura, mas ainda bonita e de traços fortes, meio árabes ( não ficou tão visível assim, mas whatever).

A segunda, Maria Madalena. Que não era prostituta nem nada, o que a Bíblia fala é que ela fora possessa por sete demônios. Pensei nela mais jovem, de ar ligeiramente aflito – quase como se ela pudesse adivinhar a má fama que teria no futuro.

A terceira é Gômer, a prostituta que se tornou esposa do profeta Oséias por ordem divina. Acho uma história particularmente tocante, visto que o tema “mulher prostituída resgatada por um homem que a ama” tornou-se bem popular – é só pensar em “Uma Linda Mulher”. Gômer, mesmo depois de casar-se e ter filhos com Oséias, voltou a traí-lo, e ele voltou a perdoá-la; uma metáfora linda do amor e da paciência de Deus para com Israel, ingrato e desobediente. Pensei nela como uma mulher exuberante, decotada, de vastos cabelos e jóias exóticas.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s