Ibis – One More Time

Ibis_caneteSim, Ibis de novo… já apareceu aqui e aqui.

Aqui, a retratei como uma dançarina tribal. Amo essa modalidade de arte, com seus movimentos meio sinuosos, meio ‘robóticos’, além do gosto superlativo por penduricalhos e ornamentos.

Como andei muito inspirada pela arte soberba de Eric Canete, tentei imitar um pouco do estilo dele nesta figura; membros longos, curva ‘quebrada’ do quadril, volume bem definido nos enfeites… claramente falta muito para a maestria de Canete, e percebi que devo me apropriar de certos fundamentos que ainda não aparecem tão claros pra mim. Ainda sou muito ‘engessada’, e superficial na maneira de desenhar. Canete não apenas domina anatomia, como sabe simular volumes e texturas com perfeição, além de movimentar suas figuras com muita graça; também sabe compor seus personagens harmonicamente no espaço, conhecimento muito mal apreendido por mim ainda (vide as dificuldades que tive nos exercícios postados aqui anteriormente).

Daí o cenário pobre atrás dela. Seria uma fumaça, nada muito complexo, mas após várias tentativas consideradas insatisfatórias, acabei ficando com este simples fiapo de vapor atrás dela, apenas para não deixar tudo escuro. Realmente, prefiro trabalhar as figuras, e deixar o fundo indefinido ou por fazer. Quase como Caravaggio… só que não. ¬¬

Detalhe: Ela foi começada, mas como tudo meu, demorou a ser concluída. Iria apenas até metade das canelas… mas comecei a finalizá-la, e fiquei tão empolgada em vê-la completa, que emendei uma folha por baixo da folha do caderno onde ela estava e fiz os tornozelos e pés. Para perder a preguiça de desenhar personagens de corpo inteiro!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s