Composition Studies

comparisonAqui, duas coisas que nunca faço: cenário (ainda que pífio) e grupos.

Como eu tive um pouco de tempo livre no trabalho, meu chefe Rael me indicou o excelente Ctrl+Paint, do Matt Kohr. É um apanhado gigante de tutoriais dos mais variados, tanto para quem está iniciando na arte como para quem já tem alguma experiência. Assisti aos módulos de perspectiva e composição básica, que resultaram nas oito telinhas aqui expostas.

O exercício era de composição – consistia em dispor os elementos (limitados) dentro da tela, das formas mais variadas possíveis. Desenhei três mulheres, uma pedra e uma árvore (Matt utilizava orcs e beholders), a fim de completar o exercício. Os elementos-base poderiam ser repetidos, invertidos, aumentados e diminuídos ao bel-prazer; como cena “primária”, fiz apenas uma “estrada ao infinito”, como o próprio Matt utilizou em sua vídeo-aula.

E aqui está. Fiz mulheres meio gregas, meio Art Nouveau, e a árvore veio direto da bandeira do Líbano. Tentei dar um pouco de movimento, mas acho que não foi muito convincente – e como costumo fazer apenas personagens isolados, tive imensa dificuldade aqui. Muitas vezes ficava minutos olhando o Photoshop, sem saber o que fazer com as figuras soltas nos layers; e quanto mais eu tentava ordená-las, mais pareciam não ‘casar’ umas com as outras. ¬¬

A 3 e a 6 foram as que me pareceram menos ruins, mas a bem da verdade, não gostei de nenhum. -_-‘

Leave a Reply

