Yin – Yang

Faz um bom tempo que eu queria postar esta imagem… finalmente!

De novo, Maezhorn e Sankach, o intelecto e a animalidade. Como ando num começo de obsessão por formas, a primeira ação executada aqui foi esboçar um “oito”, onde ficariam inseridas as figuras. Queria algo retorcido mesmo, sem tanta preocupação com o realismo – afinal, isto aqui é puro símbolo, inclusive ao desenhar tinha na memória as iluminuras dos manuscritos medievais, principalmente as capitulares.

Aliás, ao reler o História da Arte de Gombrich, percebi um ponto de contato com os artistas medievais, e até mesmo com os antigos egípcios: o desenhar “características”, ou as coisas “como devem ser” e não “como são”. Talvez seja também a minha gestalt preguiçosa (e a influência persistente do mangá), mas ao menos compreendi melhor certas “escolhas estéticas” minhas… acho eu.o_O

Leave a Reply

