Ex-Libris

Encontrei nos meus arquivos antigos estes pequenos desenhos, ainda do tempo da faculdade; creio que são de 2004 ou 2005.

Lembro-me que foram feitos nas aulas de Gravura, quando a professora nos falou sobre os ex-libris. Fiquei fascinada por eles; são “selos de posse”, carregados de símbolos, características que me soaram bastante “arcanas” à época. Além do mais, por serem pequenos, são preenchidos com desenhos de muita delicadeza.

Daí ter feito estes três, como estudos para posteriores calcogravuras. O primeiro, chamei de Strange Reading, por estar com a mania, na época, deste traço afilado, esquisito e meio sujo (vê-se há quanto tempo ensaio minhas tentativas de “soltar a mão”). O segundo, Printemps (primavera em francês) – baseado, se não me engano, em Klimt, Mucha e Reynaldo Fonseca. O terceiro, Alchimia – numa alusão bastante óbvia à imagem “hermética” que os ex-libris me passaram à época. Até arrisquei um latim… não preciso explicitar minha enorme pretensão aqui, desde os tempos de faculdade.😛

One thought on “Ex-Libris

Leave a Reply

